Guilhotinas Guarani
 
 

Segurança Norma NR-12

Esta Norma Regulamentadora e seus anexos definem referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos, e ainda à sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título, em todas as atividades econômicas, sem prejuízo da observância do disposto nas demais Normas Regulamentadoras – NR aprovadas pela Portaria nº 3.214, de 8 de junho de 1978, nas normas técnicas oficiais e, na ausência ou omissão destas, nas normas internacionais aplicáveis. A concepção de máquinas deve atender ao princípio da falha segura.

QUEM CRIOU E DETERMINOU SUA APLICAÇÃO?

O Ministério do Trabalho e Emprego e sua Secretaria de Inspeção do Trabalho, através da portaria Nº 197, de 17 de Dezembro de 2010, altera a Norma Regulamentadora nº 12 – Máquinas e Equipamentos, aprovada pela Portaria nº 3.214, de 8 de junho de 1978. Veja publicação oficial aqui

ALTERAÇÕES PRINCIPAIS DE PROJETO DA GUARANI PARA ATENDER A NORMA

Apesar da Guarani já possuir a maioria dos itens de segurança que são determinados pela NR 12, foram realizadas diversas alterações de projeto para atender a norma, as quais relacionamos abaixo as principais;

ACOPLAMENTO HIDRÁULICO COM TORQUE CONSTANTE

O acoplamento hidráulico além de torque constante e auto ajuste proporciona uma parada instantânea do porta faca o que já não acontece com as embreagens eletromagnéticas que, em função da resiliência, permitem que o porta faca percorra uma distancia de até 2 cm após o acionamento das emergências.

 

QUAIS AS IMPLICAÇÕES EM NÃO SE ATENDER A NR 12?

As implicações poderão ocorrer de varias formas entre as quais destacamos as seguintes:
• Através de uma fiscalização rotineira do Ministério do Trabalho.
Neste caso, se a guilhotina bem como outros equipamentos que não atenderem as determinações da norma, o auditor que é preparado não só para as questões administrativas como também para as técnicas que envolvem a segurança do trabalhador, poderá interditar o equipamento que não atender as determinações da norma e fixar um prazo para que as providencias necessárias sejam atendidas, e caso isto não ocorra no prazo estabelecido aplicará todos os procedimentos previstos.
• Através de um acidente.
Neste caso o Ministério Público poderá ensejar o principio da “RESPONSABILIDADE OBJETIVA DA EMPRESA”, ou seja, independente de comprovação de culpa o fato do equipamento estar fora das normas estabelecidas, implicará na condenação prévia da empresa que além da indenização ao funcionário poderá arcar com o pagamento do beneficio através de ação do INSS.
Caso a empresa atenda as normas de segurança estabelecidas o principio poderá ser o da “RESPONSABILIDADE SUBJETIVA DA EMPRESA”,ou seja depende da comprovação da culpa.

COMO SE CERTIFICAR QUE A MÁQUINA ATENDE A NR 12?

• Todos os componentes que estão no circuito de acionamento (reles, sensores, fins de curso, cortina de luz, etc.) tem que estar em Categoria 4 e possuir certificados de testes elaborado por laboratório de terceiros que comprovem a eficiência dos mesmos. As cópias destes certificados devem fazer parte constante no manual de instruções do equipamento.
• No pedido de fornecimento da máquina deve estar especificado que todo o circuito de acionamento e controle seja elaborado em Categoria 4 conforme determina a NR 12.
• Na documentação técnica da máquina (1. Diagnóstico de Conformidade e 2. Análise de Risco) deverá constar uma cópia da Anotação de Responsabilidade Técnica – “ART” – confeccionada por Engenheiro profissional habilitado com formação à aplicação da máquina, que certifique que o equipamento foi construído conforme a NR 12.

 
 

 

 

 
 

 

Adequação de Guilhotinas

Independentemente do ano de fabricação, a Guarani adéqua sua guilhotina as Normas de Segurança NR 12 e a transforma em uma máquina nova, mantendo suas características mecânicas originais, porém com um comando totalmente novo e um ano de garantia. Leia Mais

 
                 
(11) 2902-0661 Rua José Bernardo Pinto, 914 - Vila Guilherme - CEP 02055-001 - São Paulo - SP © Guilhotinas Guarani